Pesquisar
Fórum Internacional pelos Direitos da Natureza

AESabesp no Fórum Internacional pelos Direitos da Natureza

A AESabesp, por meio de sua Diretoria Socioambiental, liderada pela eng. Márcia Nunes, marcou presença no Fórum Internacional pelos Direitos da Mãe Terra, em evento aberto ao público, realizado no Parque Villa Lobos, em São Paulo – SP, no domingo de 3 de junho, iniciado com um emblemático tocar de tambores.

Organizado pela ONG MAPAS (Métodos de Apoio à Práticas Ambientais e Sociais), presidida pela advogada da AESabesp, Vanessa Hasson, com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), o evento entrou no calendário oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente de São Paulo em parceria com a Câmara dos Vereadores de São Paulo e Governo do Estado por meio da Secretaria do Meio Ambiente. No Brasil, a MAPAS e seus parceiros vêm atuando fortemente na construção de políticas públicas em respeito aos Direitos da Natureza. Por meio de sua atuação, já foi promulgada a lei que reconhece tais direitos em Pernambuco, no Município de Bonito e os municípios de São Paulo/ SP; Florianópolis/ SC, Palmas e Caseara/ TO, já estão tramitando discussões para a adoção de legislação correlata.

Participaram da cerimônia de abertura do Fórum e ao longo do evento Vanessa Hasson (presidente da ONG Mapas), Gilberto Natalini (vereador da cidade de São Paulo), Maria Mercedes Sanchez (representante da Harmony with Nature – ONU), Alberto Coyote (representante Casa Latina e Caravana Arco Íris), além de lideranças de etnias e militantes pela preservação da natureza e um público apoiador da causa.

Nas saudações de Vanessa Hasson e Gilberto Natalini foi destacado o propósito de defender a natureza, a mãe terra, a vida humana e dos demais seres que coabitam conosco no Planeta. Coube à representante da ONU, vinda diretamente de Nova Iorque, explanar plataforma Harmony With Nature que congrega todas as pessoas que trabalham por essa causa: são 127 especialistas espalhados pelo mundo todo com o objetivo da promulgação da declaração universal da mãe terra, onde voluntários coletam assinaturas (deve-se chegar a 1 milhão), para serem entregues na assembléia geral da ONU. “Este é um momento muito importante e grandioso para o Brasil”, declarou Maria Mercedes Sanchez.

Já o representante da Casa Latina, Alberto Coyote, afirmou que todos que estavam naquele local sentiam o crescer da humanidade para lutar pelo o que os povos indígenas sempre lutaram: os direitos da mãe terra. Como idealizador do 1º Fórum Internacional pelos direitos da mãe terra, dois anos atrás, México, ao terminar seu depoimento, junto a sua esposa Verónica Sacta Campos, entregou a Vanessa Hasson um bastão como símbolo de liderança na transferência dessa luta. Ela será responsável pela causa e repassará o bastão no próximo fórum que acontecerá no ano que vem na Colômbia.

Concluindo a cerimônia, Vanessa Hasson chamou o Padre Bizon para fazer uma ciranda inter-religiosa para celebrar a união de todos. No decorrer do dia teve várias ações como teatro playback, palestras, relatos de casos, tribunal ético e festival voltado à natureza, entre outras.

https://www.aesabesp.org.br/2018/08/29/aesabesp-no-forum-internacional-pelos-direitos-da-natureza-2/
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!