Pesquisar

a mapas

A mapas é uma organização internacional que promove caminhos para o Bem Viver e para o reconhecimento dos Direitos da Natureza. O conceito de Bem Viver, originado a partir das políticas comunitárias do Equador e da Bolívia, é um conceito filosófico e político em constante formulação. Para a mapas, consiste na multiplicação e aprofundamento do conhecimento sobre um modo de vida em harmonia com a Natureza, entendendo todos os seres humanos e não humanos como parte desta.

Fundada em 2004, a mapas possui a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o que a torna uma entidade com legitimidade para desenvolver atividades socioambientais voltadas ao resgate da vida em Harmonia na Natureza.

Desde sua fundação, vem atuando junto à comunidade e à administração pública com o sonho de imprimir maior qualidade de vida para a comunidade planetária. Para tanto, a mapas reúne profissionais, técnicos, acadêmicos e sabedores ancestrais das comunidades locais, além de contar com voluntários em diversos países do mundo e dezenas de parcerias nacionais e internacionais.

A nível internacional, a mapas cultiva forte vínculo com a ONU, fazendo parte da iniciativa Harmony with Nature – um programa das Nações Unidas que integra centenas de especialistas de diversas disciplinas, no tema dos direitos da Natureza. Em 2016, a mapas, por meio de sua diretora Vanessa Hasson de Oliveira, que faz parte deste seleto grupo de experts, participou da elaboração de um relatório, que subsidiou a Assembleia Geral da ONU, para encaminhamento da aprovação de uma Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra.

Por meio de projetos concretos e escaláveis, a mapas se especializou ao longo dos anos em ações exitosas de advocacy junto ao setor público e privado para a promoção dos Direitos da Natureza e do Bem Viver. Dentre seus principais feitos, é possível destacar o trabalho de articulação em prol da integração dos Direitos da Natureza em legislações no Brasil e no mundo, a partir da realização do 2º Fórum Internacional pelos Direitos da Mãe Terra em São Paulo.

A mapas trata da questão socioambiental a partir da ideia de transformação do sistema desde sua base, ou seja, por meio das políticas públicas e das leis que incentivem a mudança de paradigma que cada ser humano precisa adotar para a superação da crise ecológica que é, antes de tudo, uma crise individual. Nesse contexto, o reconhecimento dos direitos da Natureza conforma-se como uma ferramenta para promover políticas públicas que tenham por fundamento a harmonia com a Natureza e os Direitos da Natureza, objetivando o Bem Viver

a mandala

A mapas expressa em sua mandala seu objetivo de oferecer caminhos, traçados nestes mapas holísticos, multidimensionais, que revelam ao espírito humano os passos para o reaprendizado da vida em harmonia, interconectada com tudo e com o TODO.

A mapas nasceu em 2004 sob a denominação Métodos de Apoio à Práticas Ambientais e Sociais. Sua fundação foi motivada pelo desejo de um grupo de empresários e da advogada Vanessa Hasson de Oliveira, atualmente sua diretora técnica e administrativa, de apoiar as atividades de aproveitamento de resíduos da atividade empresarial.

Anos após, por força da pesquisa de doutoramento de Vanessa, a mapas passa a mergulhar no universo holístico dos Direitos da Natureza e do Bem Viver e recebe sua primeira logomarca oficial, uma mandala com pontos de conexão, azul celeste.

A expressão mapas, então, deixou de significar apenas o que seu nome inteiro revela para indicar caminhos novos, caminhos que, ao final, objetivam alcançar a paz presente na Harmonia com a Natureza. Caminhos que se encontram nas práticas da nova economia, da ciência holística, da educação ecológica, da arte e na ampliação das consciências humanas com o reconhecimento dos direitos da Natureza na legislação.

Mesmo para quem faz a interpretação mais óbvia de mapas em seu sentido cartográfico, a história primitiva da cartografia e os mais recentes estudos sobre o mapeamento de eventos e processos das comunidades, contam que os primeiros mapas representavam verdadeira arte como o exemplo deste mapa esculpido em barro.

A Mandala
A Mandala

Os mapas são representações sócio bioculturais dinâmicas que orientam novos caminhos a serem percorridos. Desde os anos 90 começaram a ultrapassar a definição eurocêntrica iluminista, calcada nas estratégias político militares da época para representação de limites geográficos, ainda que nestes muitas vezes os elementos da Natureza – Rios, Montanhas, dentre outros – tenham sido seus principais ícones para o estabelecimento de divisão territorial ou definição das estratégias de guerra.

¨À luz das filosofias de autores como Gilles Deleuze, Felix Guattari, Jean Baudrillard e Jacques Derrida entre muitos outros, os cartógrafos críticos agora procuram estudar a natureza performativa e dinâmica dos mapas, superando o seu emprego como espelho da realidade e mera representação estática no papel. A cartografia chega a ser entendida como uma disciplina que busca revelar contextos, movimentos e práticas humanas em constante criação e transformação.¨ [i]

[i] . Jörn Seermnn – Entre Mapas e Narrativas: Reflexões Sobre as Cartografias da Literatura, a Literatura da Cartografia e A Ordem das Coisas. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36084)

parceiros

AESabesp

Associação dos Engenheiros da SABESP

GARN

Global Alliance for the Rights of Nature

Vereador por Florianópolis José Marcos de Abreu