O Fórum Internacional dos Direitos da Mãe Terra no Brasil

Um mundo mais limpo e mais verde é o que muitos desejam para os dias de hoje e para as futuras gerações. Para isso, nada mais importante do que destinar uma semana inteira de conscientização sobre a necessidade de preservar nossos patrimônios naturais. É por esse motivo que 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data escolhida para desenvolver ações de sustentabilidade e chamar a atenção do impacto do homem na natureza.

Diante disso, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove nesta semana iniciativas que abordam temas como produção mais limpa e sustentável, mudanças climáticas, resíduos sólidos e fiscalização ambiental.

No último domingo (03), o 2º Fórum Internacional da Mãe Terra, organizado pela ONG Mapas no Parque Villa-Lobos, deu início às atividades na capital paulista. O evento faz parte do movimento mundial dos Direitos pela Natureza, organizado pelas Nações Unidas.

A primeira atividade desta segunda-feira (04) foi a 17º Conferência P+L e Mudanças Climáticas, que ocorre na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro, que tem como tema Direitos da Natureza, recebe o secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, que pretende demonstrar na prática ações compatíveis com uma vida em harmonia com a natureza.

Ainda nesta segunda, às 15h, foi debatida a questão de resíduos sólidos na sede da Secretaria de Meio Ambiente a partir do tema ‘Inventário de Resíduos Sólidos’. No ano passado, o Estado teve 615 municípios dispondo seus resíduos sólidos urbanos de forma adequada e apenas 25 em desacordo.

Já na quarta-feira (06), será dada a abertura à 1º Jornada Paulista de Fiscalização Ambiental: Conciliação Ambiental. O intuito é discutir os esforços da administração pública em estabelecer políticas que visem criar um ambiente conciliatório para a resolução de conflitos que envolvem aspectos ambientais.

Questões climáticas serão abordadas na quinta-feira (07), também na Secretaria, através do ‘Encontro São Paulo no Clima – Diálogo de Talanoa’. O evento, além de reunir ideias, faz com que o Estado contribua com iniciativas no presente e no futuro voltadas para mudanças climáticas.

Ainda na quinta, às 14h, será lançada a Operação Corta Fogo 2018 no Parque Estadual de Juquery, em Franco da Rocha. A ação da pasta é voltada para prevenção de incêndios em rodovias, parques e áreas de proteção ambiental.

sexta-feira (08) contará com o Ambiente Móvel, projeto da Secretaria que tem como objetivo informar, discutir e encaminhar as pendências ambientais da região. Ela acontecerá na Universidade de Mogi das Cruzes, em Mogi das Cruzes.

O encerramento das atividades será no domingo (10), às 8h30, no Jardim Botânico, em uma solenidade em homenagem ao Dia do Meio Ambiente.

Para conferir a programação completa da Semana do Meio Ambiente, clique aqui.

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/semana-do-meio-ambiente-sp-promove-acoes-de-conscientizacao/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!